Projeto Amianto em construção


Em 2009, em parceria com a FIOCRUZ, as alunas Larissa, LetíciaNathalia, Thainá e Thaís, sob a orientação da professora Cátia, da E. M. Pará, realizaram um trabalho de conscientização sobre o uso do amianto. A parceria resultou em um projeto titulado de “Amianto: conscientização é o caminho” e deram as alunas o certificado de Agentes Pedagógicos Ambientais.


O PROJETO

“AMIANTO: CONSCIENTIZAÇÃO É O CAMINHO”

O amianto é uma fibra mineral natural que, por suas propriedades físico-químicas, abundância na natureza e baixo custo, tem sido usado como matéria-prima na maioria das indústrias e em mais de 70% das residências brasileiras. Atualmente, no Brasil, existem mais de 3.000 produtos contendo amianto. Porém, esse material é um inimigo do homem por ser cancerígeno e provocar várias doenças nos seres humanos. Infelizmente, as doenças causadas pelo amianto não têm cura e algumas podem matar a curto prazo. Diante de tal fato, o ideal é não usar os produtos à base de amianto, substituindo-o em todas as suas utilizações. Evitar o contato com o amianto é preservar a vida.
Pensando na problemática do amianto, foi desenvolvido um trabalho voltado para a informação e conscientização que envolveu etapas de entrevistas com a comunidade escolar e local, elaboração de dados estatísticos, realização de palestras educativas e distribuição de panfletos informativos à população. O trabalho foi realizado em parcerias com a ENSP (Escola Nacional de Saúde Pública) da FIOCRUZ (Fundação Osvaldo Cruz) durante a administração de um curso sobre amianto que teve como objetivo atribuir aos participantes o título de “Agentes Pedagógicos Ambientais”, e com a ABREA  (Associação Brasileira de Expostos ao Amianto).
Os resultados revelaram que é grande o número de pessoas que desconhecem o amianto e, consequentemente, sua utilização na confecção de produtos diversos com os quais se convive diariamente. Diante de tais resultados, a realização das etapas de informação e conscientização com as comunidades, resultou na formação de cidadãos conscientes, dispostos a passar para outras pessoas, as informações recebidas.
O trabalho realizado sugeriu a criação de novas etapas voltadas para a informação e conscientização, cujo público-alvo será alunos do sexto ano do ensino fundamental para a propagação da questão de preservação da vida.  


Para saber mais:
http://www.abrea.com.br










Um comentário: